O Surgimento de uma Nova Cidade na Califórnia

Radar Imoteca 30/08/2023


Em 2017, o bilionário capitalista de risco Michael Moritz entrou em contato com um potencial investidor sobre uma oportunidade extraordinária: investir no desenvolvimento de uma nova cidade na Califórnia. O local proposto, localizado em uma área acessível na Baía de São Francisco, visava transformar milhares de acres em um centro urbano dinâmico. A visão incluía a criação de inúmeros empregos e um ambiente propício para caminhadas, comparável a Paris ou West Village em Nova York.

Esse conceito inovador imaginava repensar desde o planejamento urbano até as técnicas de construção e modelos de governança. A proximidade do local a São Francisco e ao Vale do Silício adicionava atrativos. A Flannery Associates, uma empresa relativamente desconhecida, começou a comprar grandes áreas de terra em uma região agrícola a nordeste de São Francisco. Apesar das informações públicas limitadas sobre a empresa, ela comprometeu mais de 800 milhões de dólares para adquirir extensas terras agrícolas, frequentemente pagando valores bem acima das taxas de mercado.

As aquisições, realizadas discretamente pela Flannery, geraram especulações e curiosidade, levantando preocupações entre proprietários de terras, autoridades locais, pessoal da base da Força Aérea nas proximidades e membros do Congresso. Surgiram questionamentos sobre possíveis planos, como a criação de um novo parque temático da Disney, conexões com a China ou o estabelecimento de um porto de águas profundas.

A Flannery, liderada por Jan Sramek, um ex-trader da Goldman Sachs, tinha o objetivo de expandir a proposta de 2017. Sua visão era transformar uma área árida em uma comunidade próspera com dezenas de milhares de residentes, incorporando energia limpa, transporte público eficiente e vida urbana densa.

Destacadamente, os investidores da Flannery incluíam figuras proeminentes do Vale do Silício, muitas das quais suas identidades não haviam sido divulgadas anteriormente. Criando desafios para os magnatas do Vale do Silício, as regulamentações californianas tornam a edificação de novas residências um processo complexo. Consequentemente, o progresso do empreendimento dependerá da realização de extensas negociações com as autoridades governamentais.

*Fonte: The New York Times e The News

Imoteca

A Imoteca é uma agenciadora de negócios imobiliários locais operados por franquias. Com um franqueado em cada cidade de atuação, nativo ou que domine a dinâmica imobiliária local, a Imoteca tem como objetivo aproximar lançamentos imobiliários, imóveis prontos e usados aos corretores e clientes. Além disso, oferece também soluções de crédito imobiliário.